terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hoje, dia 31, fomos até a comunidade de Gameleira. 

Como sempre, o povo foi acolhedor e encheu as salas das palestras.
Mais um dia proveitoso e de muito aprendizado.

Amanhã o destino é a comunidade de São Miguel dos Correias. O cansaço bate, mas não nos abala e a equipe continua unida para fazer o melhor trabalho possível.

Faltam poucos dias para nos despedirmos de Cajari e já vai batendo aquela angústia que nos invade nas despedidas.  
Até a próxima quinta-feira, dia 2, vamos visitar as cinco comunidades Quilombolas mais populosas de Cajari. Essa é uma semana de muita expectativa para nós já que vamos ter contato direto com a cultura e a realidade de descendentes de escravos.


Ontem, dia 30, foi um dos dias mais intensos e incríveis para nós.

Embarcamos as 6h30 no barco Bella Vista que nos levou até a comunidade do Flexal. Fomos recebidos com o Tambor de Crioula, dança de origem africana. Foi realmente emocionante... não teve um rondonista que não se emocionou com essa manifestação cultural tão vibrante, tão bonita...





Fizemos palestras sobre saúde, Pronaf, Bolsa Verde, entre outras, para toda a população e recreação para as crianças.



Mas o dia não parou por aí. Até poderia terminar, afinal a manhã já tinha valido muito a pena. Porém, fomos para a comunidade Boa Vista, que fica muito próximo do Flexal. Tivemos outra surpresa: fomos recebidos pelas crianças com a dança do Boi-bumbá.




Almoçamos e logo depois iniciamos as palestras.

Com o coração feliz, embarcamos novamente. Dessa vez para voltar para a nossa casa em Cajari.
  

As palavras faltam... estamos conhecendo um Brasil que até então só tínhamos visto poucas vezes pela TV ou em algumas páginas dos livros da escola.